Categorias
Guerras Mundiais

Segunda Guerra Mundial

A Segunda Guerra Mundial foi o segundo conflito em escala mundial ocorrido na história da humanidade. Ocorreu no século XX, no período compreendido entre 1939 e 1945.

 O período ficou marcado por eventos de grande proporção como o Holocausto e a utilização de bombas atômicas, com efeitos catastróficos.

Assim como a Primeira Grande Guerra, a Segunda Guerra Mundial também foi caracterizada como um conflito em estado de guerra total, que é aquele em que há mobilização de todos os recursos de uma nação para a guerra.

Ficou dividida entre dois grupos (Aliados e Eixo) que promoveram combates na Europa, África, Ásia e Oceania. Ao final, foram contabilizados mais de 60 milhões de mortos.

Resumo da Segunda Guerra Mundial

Para se ter uma ideia global da Segunda Guerra Mundial, o resumo abaixo poderá ajuda-lo a entender um pouco:

– Período: a Segunda Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1939 e 1945;

– Perderam a vida entre 60 e 70 milhões de pessoas, ainda que alguns dados sugiram que foram mais de 70 milhões de mortos;

– O estopim para a Segunda Guerra Mundial foi a invasão da Polônia pela Alemanha, no dia 1º de setembro de 1939;

– A guerra teve início na Europa, espalhando para o continente africano, asiático e Oceania, tendo a participação de nações de todos os continentes, incluindo o Brasil;

– É dividida em 3 (três) fases bem distintas: fase da supremacia alemã; fase de forças equilibradas e fase da derrota dos países do Eixo;

– Os grupos formados para a guerra fora: Aliados (contando com Reino Unido, França, União Soviética e Estados Unidos) e Eixo (contando com Alemanha, Itália e Japão);

– A Segunda Guerra Mundial foi marcada por fatos de grande impacto como o Massacre de Katyn, o Holocausto, o Massacre de Babi Yar e a utilização de bombas atômicas sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki;

– O fim oficial da Segunda Guerra Mundial foi em 2 de setembro de 1945, momento em que os japoneses assinaram sua rendição incondicional aos Estados Unidos, sendo que a Alemanha já tinha se rendido em maio de 1945.

O que causou a Segunda Guerra Mundial?

A maior causa da Segunda Guerra Mundial foi a política expansionista e o militarismo da Alemanha Nazista. Este posicionamento do país alemão era um reflexo da ideologia nazista que tinha chegado ao poder em 1933.

A ação do nazista era um resultado da insatisfação de parte da sociedade da Alemanha com o ocorrido na Primeira Grande Guerra, já que a derrota alemã na Primeira Guerra Mundial fez com que se consolidasse um grande sentimento de injustiça que, somado à humilhação com o Tratado de Versalhes, culminou no novo posicionamento nazista de parte radicalizada da sociedade alemã.

O Tratado de Versalhes proibia a Alemanha de possuir navios e aviões de guerra e ainda limitou o número de soldados de infantaria para somente 100 mil. Além disso, a Alemanha foi obrigada a pagar uma grande indenização e a entregar suas colônias aos países vitoriosos.

Tornando o cenário ainda mais complicado na década de 1920 os alemães passaram por uma forte crise econômica durante a República Weimar, indo o país à falência. A Crise de 1929 agravou a crise na Alemanha, refletindo em uma crise da democracia liberal, fomentando movimentos de autoritarismo e fascismo na Europa, com exemplo do fascismo italiano e o nazismo alemão.

O nazismo chegou ao poder com a ascensão de Adolf Hitler, em 1933. Líder do partido nazista, Hitler começou uma campanha para recuperar o país, porém, utilizando-se de uma doutrinação popular e perseguindo as minorias, como judeus.

Após recuperar sua economia, a Alemanha alçou voo para se rearmar, em clara afronta ao Tratado de Versalhes. Todavia, a França e Inglaterra nada fizeram já que tinham receio que se posicionar contra os alemães poderia levar a Europa a um novo conflito armado.

Depois de se fortalecer militarmente, Hitler deu início à política expansionista já que os nazistas almejavam o “lebensraum” (“espaço vital”), se tratando de um conceito em que a Alemanha formaria um império sobre territórios que, ao longo da história, tinham sido de ocupação germânica. Era o Terceiro Reich, que consistira em um império exclusivo para arianos, tidos como raça pura dos nazistas.

Assim, ao invadir a Polônia para dar azo à política expansionista, os ingleses e franceses não aceitaram, declarando guerra à Alemanha iniciando, assim a Segunda Guerra Mundial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.